AAPCI realiza Oficinas de Transmissão de Saber no Festival Iguape Verão 2017

zeroberto_trancadodecipo

ribeirinhasemetais
Em continuidade as atividades do projeto Gerando renda, motivando cidadãos, a AAPCI – Associação dos Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape em parceria com o Departamento de Cultura, Turismo, Eventos e Esportes da prefeitura de Iguape, idealizou uma programação especial de verão.

Durante o Festival “Iguape Verão 2017”, no Mercado de Artesanato e Cultura, houve além de oficinas de artesanato, shows, exposições, lançamento de livro e a tradicional comida caiçara no “Cantinho Caiçara”.

OFICINAS CURTAS, MAS PRÁTICAS – As oficinas começaram no dia 19 de janeiro e foram até o dia 4 de fevereiro, como conta o artesão e associado da AAPCI, Nelson Akyo Nishidate:

“Eu fui convidado para fazer duas oficinas para o Festival “Iguape Verão 2017”; e iniciei a programação com a oficina de tear em papelão. Como eu trabalho com cartonagem e sou muito curioso, eu pesquisei sobre o tear de papelão e ministrei duas oficinas. As oficinas foram pequenos workshops de apenas duas horas cada e foram apresentadas de uma maneira rápida, prática, fácil e econômica”, diz o artesão. “Com o tear em papelão, as pessoas podem trabalhar com qualquer tipo de papelão desde que seja firme e o resultado é praticamente o mesmo que usar um tear normal”, explica Nelson. “Além da oficina de tear, nós tivemos, com outros artesãos, oficinas de: artesanato com fibra de bananeira, de flores com reaproveitamento de coador de café de papel, de pintura, de trançado de taboa e encerramos a programação das oficinas, no dia 4 de fevereiro, com a de Trançado em Cipó com o artesão José Roberto”, finaliza.

oficinadetear_nelsonnishidate

Além destas oficinas, houve também no dia 28 de janeiro o show do músico Packaw, no domingo 29, a tarde de autógrafo do livro “Noite Anã” do escritor Oswaldo Matsuda no Cantinho Caiçara e as apresentações de Maracatu com o Grupo Princesa do Litoral e da Orquestra Os Ribeirinhas Metais & Percussão no dia 4 de fevereiro.


verao2017_mercado
Cantinho Caiçara, uma mais nova opção –
Instalado no prédio da AAPCI, no Mercado de Artesanato e Cultura foi criado o Cantinho Caiçara – um local para se degustar as iguarias da culinária caiçara em Iguape e Ilha Comprida. A artesã e associada da AAPCI Cida Pavarina aprendeu os pratos tradicionais da culinária caiçara após fazer a Oficina de Culinária Tradicional Caiçara com Cleide Carneiro pelo Projeto Gerando renda, motivando cidadãos, realizada em novembro passado e, junto com a artesã Taty, idealizou o Cantinho Caiçara, onde oferecem desde as porções mais simples como a manjuba frita, iscas de peixe e camarão empanado, como as porções especiais do cheff, com o irresistível casadinho de manjuba, moqueca de manjuba, bolinho de peixe, mandiocalho (mandioca cremosa) e outras porções deliciosas. Com uma visão incrível do Mar Pequeno, juntamente com a degustação dos deliciosos pratos, é possível apreciar a beleza natural da paisagem e vislumbrar uma série de pássaros da região como: o Guará Vermelho, o Colhereiro, o Frango D´água, Garças, Biguás, Martins Pescadores entre outros.

Além deste extenso cardápio, para aqueles que quiserem algo especial, é possível, também, agendar previamente pratos mais sofisticados da culinária caiçara, como o Arroz Lambe-Lambe, Tainha Recheada, Peixe na Folha de Bananeira, Paella e outros.

O Cantinho Caiçara é localizado no Mercado de Artesanato e Cultura (antigo CITUR) na baixada do Mar Pequeno na Avenida: Princesa Isabel, 708 e funciona às sextas, sábados e domingos a partir das 12:00 horas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s