Exposição “Instrumentos musicais do Fandango Caiçara” fica em cartaz até 11 de setembro na Sala do Artista Popular, no RJ

Principal diversão e momento de socialização das comunidades caiçaras residentes no litoral sul de São Paulo e norte do Paraná, o Fandango Caiçara é tema de exposição “Instrumentos Musicais do Fandango Caiçara” na Sala do Artista Popular, no Rio de Janeiro. A exposição acontece em plena Olímpiadas do RJ, atraindo visitantes de vários lugares do mundo.

A expressão cultural registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 2012 como Patrimônio Cultural Brasileiro tem sua prática associada à organização de mutirões – nos roçados, nas colheitas ou na construção de benfeitorias, e está presente nas mais diversas festas religiosas, batizados, casamentos e carnaval, quando se comemoram os quatro dias ao som das violas, rabecas, adufos e tamancos.

Feitos manual e artesanalmente, os instrumentos são produzidos por cerca de 40 mestres artesãos no país. Rabecas e violas, por exemplo, levam aproximadamente um mês para serem confeccionadas. Alguns exemplares dessa produção podem ser conferidos na exposição Instrumentos musicais do fandango caiçara, realizada pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP).

O fandango caiçara – primeiro bem imaterial do sul do Brasil reconhecido pelo Iphan – possui uma estrutura complexa, que envolve vários tipos de execução de instrumentos musicais, melodias, versos e coreografias. Sua formação instrumental básica é composta por dois tocadores de viola, um de rabeca e um de adufo. Os homens usam tamancos feitos de madeiras duras para marcar as batidas do ritmo. Atualmente, violão e cavaquinho também são utilizados em vários grupos, além de pandeiros, surdos e tantãs. Assista ao vídeo do Registro.

Na iniciativa da Sala do Artista Popular, Programa permanente voltado para a produção de arte popular e artesanato brasileiros, envolvendo ações de pesquisa, documentação, difusão e fomento, também estarão disponíveis alguns instrumentos musicais para venda.

Serviço
Instrumentos musicais do fandango caiçara
Inauguração
: 21 de julho de 2016 às 17h
Local: Sala do Artista Popular
Endereço: Rua do Catete, 179 (metrô Catete), Rio de Janeiro – RJ

Horário Exposição: De terça a sexta, de 11h às 18h.
Sábados, domingos e feriados, de 15h às 18h
Período: Até 11 de setembro de 2016
Entrada franca

Realização
Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/IPHAN/Ministério da Cultura

Leia Também > Oficina de construção de rabeca busca atrair o interesse dos jovens pela cultura caiçara

Anúncios

Um pensamento sobre “Exposição “Instrumentos musicais do Fandango Caiçara” fica em cartaz até 11 de setembro na Sala do Artista Popular, no RJ

  1. Pingback: Oficinas de fibra de bananeira e construção de viola caiçara acontecem em Iguape/SP | Casa do Patrimônio Vale do Ribeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s