Projeto oferece curso de fotografia para artesãos em Iguape/SP

 

celso

Entre as atividades do projeto Gerando renda, motivando cidadãos, patrocinado pela Petrobras e desenvolvido pela Associação de Artesãos e Produtores Caseiros de Iguape (AAPCI), está a capacitação em fotografia básica. As aulas acontecem nos dias 20 e 21 de outubro, com o premiado fotógrafo paranaense Celso Margraf.

O objetivo é proporcionar o ensino da fotografia como forma de expressão, para que os artesãos possam adquirir conhecimentos teóricos e práticos sobre a operação de equipamentos fotográficos e a captação de imagens de qualidade. Dessa forma, poderão expressar sua visão pessoal por intermédio das imagens e fazer o registro visual das etapas de criação artesanal e do produto final.

A oficina será dividida em duas partes. Inicialmente Margraf pretende falar sobre os tipos de câmeras e lentes, técnicas e utilização dos recursos de velocidade do obturador, abertura do diafragma, fotometragem, conceitos de composição e enquadramento de uma imagem fotográfica. Depois, os alunos terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos, fotografando suas próprias peças de artesanato e o trabalho de criação passo a passo.

“Essa capacitação é importante para que o artesão da AAPCI aprenda a registrar as suas peças, tendo assim imagens fotográficas de qualidade para a divulgação do seu produto, buscando novas possibilidades de renda na atual tendência do comércio eletrônico através da internet e da divulgação do processo de criação de uma peça artesanal muitas vezes única e exclusiva de cada artesão”, explica o fotógrafo.

Além do curso de fotografia, o projeto conta com diversas ações visando aprimorar o trabalho dos artesãos, como oficinas de economia solidária, marketing, entre outras atividades. A entidade conta com 50 associados, moradores de diversos bairros de Iguape, como Centro, Rocio, Itimirim, Barra do Ribeira, Icapara, Sete Belo, que produzem grande diversidade de artesanato.

Fotógrafo premiado
Especialista em fotografias da natureza, Margraf já participou de inúmeras exposições e tem vários trabalhos premiados. Em 2008, recebeu o Prêmio SOS Mata Atlântica com o registro do mico-leão-de-cara-preta, espécie rara e ameaçada de extinção. Suas imagens ilustram trabalhos importantes como o Atlas da Fauna Brasileira, publicado pelo ICMBio do Ministério do Meio Ambiente e o livro Atlantic Rain Forest, Sebuí Sonho, Dream, da RPPN Reserva Ecológica do Sebuí.

 

Anúncios

2 pensamentos sobre “Projeto oferece curso de fotografia para artesãos em Iguape/SP

  1. Pingback: Defender | Projeto oferece curso de fotografia para artesãos em Iguape (SP)

  2. Beto
    dentre suas iniciativas na Casa do Patrimônio esta me parece merecer especial menção, pois busca qualificar a produção artesanal local, de qualidade, com a excelência do trabalho fotográfico deste profissional que se dispõe a ir além do seu interesse imediato – registrar as atividades e os produtos artesanais – repartindo seu conhecimento com os próprios artesãos, municiando-os para que eles próprios realizem a divulgação dos objetos que fabricam. Parabéns a todos.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s