Iguape respira cultura, tradição, turismo e patrimônio histórico

comtur

A Federação Latino-americana de Cidades Turísticas escolheu a cidade de Iguape (SP), Brasil,como sede do Congresso Latino-americano de Cidades Turisticas, de 03 a 06 de junho de 2015. A Federação Latino-americana de Cidades Turísticas é um organismo internacional, composto por municípios turísticos do Chile, Brasil, Paraguai, Uruguai, Peru, Costa Rica, Porto Rico, Argentina e Equador que tem o objetivo de compartilhar projetos, experiências e fazer intercâmbio dos destinos turísticos, criando um circuito latino-americano, inclusive com umprojeto em andamento, o MERCOTUR (Mercado Comum de Turismo do Mercosul). Delegações do Chile, Paraguai, Peru, Equador e Espanha já estão na cidade.

Veja aqui a programação completa do V Congresso Latino-Americano de Cidades Turísticas

A XI edição do Festival de Cultura Paulista Tradicional – Revelando São Paulo – Vale do Ribeira-, será realizada entre os dias 3 e 7 de Junho de 2015. O Festival acontecerá no Centro de Eventos Prefeito Casemiro Teixeira, das 10h às 21h, com entrada franca. Também haverá rodas de conversa na Casa do Patrimônio Vale do Ribeira.

Fandangos, noites de São João, cortejos do Boi Tata, romaria fluvial, encontro de bandas e fanfarras, artesanatos e pratos tradicionais da culinária paulistana estarão na programação da próxima edição do Revelando São Paulo Vale do Ribeira.

Entre as tradições apresentadas ao público nas edições anteriores do festival está a romaria fluvial “Dádivas das Águas”, que celebra os bens naturais, culturais e espirituais da região e do Lagamar, passando por vários pontos e que conta com a participação dos barcos das comunidades caiçaras; além do espaço indígena que mostra uma proposta ampliada e a participação destas comunidades.

Para esta edição, estão previstas mais de 100 apresentações artísticas e musicais durante o evento que é considerado uma vitrine viva das mais diversas manifestações culturais, produzidas em diferentes regiões do Estado.

O festival proporciona aos visitantes uma inesquecível vivência com a diversidade da cultura popular tradicional, uma vez que os municípios trarão o colorido, a beleza, os aromas e os sabores das culturas tropeira, caiçara e caipira. São bordados, cestos de palha, bonecas de pano, panelas de barro, o cafezinho caipira, a broa de milho feita no fogão a lenha, tainha assada, a moqueca de manjuba, feijão tropeiro e o bolo de roda, entre outras iguarias gastronômicas e artefatos artesanais, distribuídos em espaços de artesanato tradicional e de culinária regional.

Veja aqui a programação completa da XI Festival da Cultura Paulista Tradicional – Revelando São Paulo – Vale do Ribeira

foto > Reinaldo Meneguin

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s