Documentário registra a cultura caiçara no litoral de São Paulo

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e o Espaço Cultural Pés no Chão, da comunidade Bonete, localizada em Ilha Bela (SP), promovem o lançamento do documentário Os saberes do Fazer – Cultura Caiçara Viva, nos dias 09 e 10 de janeiro  na própria comunidade e no dia 17 de janeiro na sede do Pés no Chão. O vídeo é um registro sobre práticas e saberes tradicionais da região, como a pesca de cerco, a canoa caiçara e as festividades de Santa Verônica, que traduzem a cultura pesqueira e, ainda, traz entrevistas de pesquisadores dessas expressões.

As imagens possibilitam à população revisitar sua história e se apropriar do seu conhecimento tradicional que, ainda, vive na memória dos mais antigos e é repassada aos mais jovens. Segundo Emiliano Bernardo, coordenador do projeto, “através destes detentores do conhecimento é possível ter acesso ao que existe de mais antigo na história da comunidade, já que são pessoas nascidas na década de 20, num Bonete sem motor, sem modernidade alguma, época da produção da cachaça moída na roda d’água, quando tudo era transportado na canoa de voga”.

Dessa maneira, o objetivo do projeto Os saberes do Fazer – Cultura Caiçara Viva é documentar e difundir elementos da cultura tradicional caiçara por meio dos conhecimentos e das atividades cotidianas de subsistência praticadas, ainda hoje, em Bonete. Além do vídeo, o projeto também promoveu, em junho de 2014, o Seminário de Cultura Caiçara, com palestras e atividades culturais. Assim, o registro audiovisual foi uma das formas encontradas pela comunidade para salvaguardar todo esse saber fazer, ameaçado, muitas vezes, pelo desenvolvimento danoso.

fonte: Iphan/Ascom

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s