Afinal, a primitiva capela jesuítica do Embu tinha ou não tinha torre ?

capela embu

Igreja do Embu restaurada – 1941 (foto H. Graeser)

Por Carlos Gutierrez Cerqueira

Nada melhor do que começar um artigo sobre a capela jesuítica de Embu relembrando a participação daquele que, ao lado de Paulo Duarte, tanto lutou pela sua preservação.[1] Sobre tudo se considerarmos que somente alguns meses nos separam da data em que poderemos comemorar os 70 anos de sua morte, que ocorrerá em 25 de fevereiro de 2015, próxima aliás dos 40 anos da morte de seu companheiro de SPHAN, o arquiteto Luís Saia, morto em 15 de maio de 1975, responsável pela sua restauração (1939-41).

No início dos trabalhos do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em São Paulo, Mário de Andrade tomou a si a tarefa de anunciar ao público paulista, através da Rotogravura do jornal O Estado de S. Paulo, o início dos trabalhos de restauração em terra paulista a cargo da então 4ª. Região do órgão recém-criado, e que tinham o propósito precípuo de salvar imediatamente da ruína o que possuímos de mais vetusto ou mais belo dentre os monumentos do patrimônio religioso e militar, remanescentes do período colonial.

Eram eles: o forte de São João, na Bertioga, a capela de São Miguel e a igreja e convento de Embu (nº 138, 1ª quinzena de julho de 1939).2

Clique Aqui e Continue Lendo o artigo completo em PDF > Afinal a primitiva capela jesuítica do Embu tinha ou não tinha torre?

Anúncios

Um pensamento sobre “Afinal, a primitiva capela jesuítica do Embu tinha ou não tinha torre ?

  1. Pingback: Afinal, a primitiva capela jesuítica do Embu (SP) tinha ou não tinha torre? Por Carlos Gutierrez Cerqueira | Defender

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s