Workshop de uso da cal desvenda mitos sobre suas aplicações, em Iguape/SP

Este slideshow necessita de JavaScript.

Uma oficina diferente foi realizada nesta quinta (25) na Casa do Patrimônio Vale do Ribeira, em Iguape/SP.

De forma simples e prática, os trabalhos começaram com a apresentação do monitor Adriano Augusto Rocha, do Estúdio Sarasá que respondeu a diversos questionamentos dos participantes relativos ao dia-a-dia de quem usa a técnica da pintura a cal.

Após, o restaurador e conservador  Antonio L. S. Martin , o Toninho Sarasá brindou a heterogênea platéia composta por arquitetos, engenheiros, mestre-de-obras, pedreiros, pintores, artistas plásticos, músicos e professores com um show de conhecimento técnico onde desvendou as propriedades físicas e químicas da cal e a história do seu uso.

A seguir, os participantes seguiram para a Igreja de São Benedito, que já tinha a sua parede do fundo preparada para que individualmente fosse testada uma paleta de cores, bem como, as técnicas de proporção e mistura da cal com os corantes, exemplos de sua empregabilidade, processos de tratamento e “cura” .

Foi então demonstrada como a cal pode e deve ser usada efetivamente nas alvenarias históricas e em outros usos na região, por suas características , como alternativa de fácil aplicação, ótimo acabamento e relação custo-benefício, por garantir a “respiração” das paredes, além de ser usada em áreas sujeitas à elevada umidade.

Por ser um produto alcalino, a cal também exerce ação no combate a fungos, germes e bactérias, o que ameniza a formação de manchas causadas por infiltrações e a deterioração precoce dos revestimentos.

A Igreja de São Benedito,nos próximos dias,  será integralmente pintada na sua parte de alvenaria com a técnica explicada na oficina , valorizando ainda mais o patrimônio cultural de Iguape.

DSC00200 (2)

O restaurador e conservador Toninho Sarasá explica minuciosamente a técnica para os participantes da Oficina. foto: B. Bertagna

> Veja aqui em PDF , a Apresentação Completa na Casa do Patrimônio Vale do Ribeira – 25 Setembro 2014

> Leia também > E já que o assunto é o uso da cal…

Anúncios

5 pensamentos sobre “Workshop de uso da cal desvenda mitos sobre suas aplicações, em Iguape/SP

  1. Pingback: Workshop de uso da cal desvenda mitos sobre suas aplicações, em Iguape (SP) | Defender

  2. Pingback: E já que o assunto é o uso da cal… | Casa do Patrimônio Vale do Ribeira

  3. Olá Beto e Valeria eu gostaria de parabenizar pela oficina de quinta, excelente. Eu gostaria receber aqueles slides da apresentação do Toninho se possível, por gentileza, desde já obrigado.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s