Encerra a maior festa religiosa do Vale do Ribeira, a Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape

A  segunda maior festa religiosa do Estado de São Paulo teve início na segunda-feira (28/7). No período,  as comemorações em louvor ao Senhor Bom Jesus de Iguape trouxeram milhares de romeiros ao município. A tradicional Festa do Bom Jesus encerrou nesta quarta (6/8), com uma grande programação religiosa, incluindo procissões e novenas.

foto: B.Bertagna

foto: B.Bertagna

Como em todos os anos, a basílica ficou lotada de devotos do Senhor Bom Jesus, a praça também foi tomada por fiéis que assistiram às duas missas campais realizadas pelo Bispo Dom José Luiz Bertanha da Diocese de Registro.  Entre os principais temas da novena estavam: a espiritualidade cristã na família, crianças missionárias caminham para o Senhor Bom Jesus e romeiros na caminhada de fé pela vida.

Na terça-feira (5), a programação religiosa começou às 05h00 com o repique de sinos anunciando a Festa de Nossa Senhora das Neves, Padroeira da Paróquia, às 17h00 como de costume a praça foi tomada por devotos que seguiram em procissão pelas ruas do município.

No dia 6 de agosto, dia do Senhor Bom Jesus de Iguape, e um dos dias mais esperados por romeiros e turistas, a programação também foi completa, com missa campal, missa pelos doentes e a tradicional procissão em honra ao Senhor Bom Jesus, a Praça da Basílica se transformou em um verdadeiro mar de gente, e até mesmo aqueles que sempre participam das comemorações se surpreenderam com a quantidade de pessoas que caminhavam seguindo a imagem, encerrando a programação religiosa às 20h30 foi realizada a missa de despedida dos romeiros e às 22h00 a tradicional queima de fogos.

De acordo com o Departamento de Turismo do município somente no dia 06 aproximadamente 40 mil pessoas passaram pela Praça da Basílica. Até domingo (10), a expectativa é de que cerca de 200 mil turistas e romeiros passem pelo município.

fotos: iguape.sp.gov.br

fonte : Prefeitura de Iguape

Anúncios

Um pensamento sobre “Encerra a maior festa religiosa do Vale do Ribeira, a Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape

  1. A gente fica impressionado e também comovido com o espetáculo que os romeiros apresentam caminhando pelas estradas da região, em pequenos grupos, uns poucos montados em cavalos, mas uma grande quantidades deles percorrendo em passos curtos e sem pressa, as mulheres protegendo-se com seus coloridos guarda-chuvas, numa andança que se estende por quilômetros. Vi isso acontecer por inúmeras vezes ao longo da estrada entre Sete Barras e Registro e ao longo da Régis. É bonito. Tradição a ser registrada em fotos, vídeos e por outras formas que permitam valorizar a romaria, a festa, apoia-la para se perpetuar. Parabéns Carlos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s