História de um monumento : Igreja Matriz de Itanhaém

foto: Prefeitura de Itanhaém/Divulgação

Por Carlos Gutierrez Cerqueira

“Itanhaém, onde a história é muito mais restrita do que a lenda” (Serafim Leite, S.I. – História da Cia. de Jesus no Brasil, Lisboa, 1938, p. XVI)
Em fevereiro de 1767, decorrido cerca de um ano na governança da Capitania de São Paulo, Morgado de Mateus remete carta aos vereadores de Itanhaém solicitando, entre outras informações, notícias sobre a fundação da vila. A resposta dos camaristas deu-se nos seguintes termos:
Fizemos rever em nossas presença(s) com a exacção mandada pr. V. Exª … os Livros desta Camera, e nelles Se não acha memória da fundação e criação desta Vila unicamente, consta por tradição Ser huá das primras. povoaçoens desta America. (Ofício datado de 25 de abril de 1767) (1)
Assim, na falta de uma memória, constatando a inexistência de documentos que atestassem a origem da Vila de Nossa Senhora da Conceição de Itanhaém, cerca de dois séculos e meio depois de sua criação, o recurso que restava aos camaristas era valerem-se da tradição. Dela iria valer-se também o historiador Benedito Calixto ao afirmar que Itanhaém foi fundada por Martim Afonso de Sousa, donatário da capitania de São Vicente, no ano de 1532. Frei Basílio Rower, porém, discorda: teria sido fundada por Pedro Namorado, comandando da expedição daquele fidalgo português, em 1533 (2); enquanto outro historiador afirmara que o fundador teria sido Francisco de Morais, loco-tenente da mesma expedição, sem porém dizer em que ano (3). Não há, todavia, nada que comprove nem a data nem quem, de fato ou oficialmente, foi o seu fundador. Tradição ou lenda, por meio delas remonta-se a origem de Itanhaém.

Clique nos links para ler a íntegra do artigo :

História de um monumento Igreja Matriz de Itanhaém – 1ª Parte

História de um monumento Igreja Matriz de Itanhaém – 2ª Parte (Mário de Andrade visita Itanhaém)

Anúncios

2 pensamentos sobre “História de um monumento : Igreja Matriz de Itanhaém

  1. Prezado Alberto

    Fico muito grato a vc. Espero que ajude ao público a se interessar ainda mais pela Casa do Patrimônio que, pelo que eu soube, anda bastante animado com as ações que vem desenvolvendo em Iguape. Parabéns. Abraços Carlos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s