Tem início primeira obra do PAC Cidades Históricas em Iguape (SP)

A Casa da Fundição que abriga o Museu Municipal de Iguape, em São Paulo, é a primeira obra do PAC Cidades Históricas no estado de São Paulo. O valor liberado para reforma é de R$ 800 mil. A equipe já começou a restauração e a conclusão de entrega do monumento está prevista para o início de setembro de 2014. Todas as ações do PAC Cidades Históricas são coordenadas pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) sendo que para o estado de São Paulo estão previstos investimentos da ordem de R$ 31 milhões.

Uma das mais primeiras edificações erguidas na cidade, a Casa da Fundição, apesar de aparentar bom estado de conservação, necessita de obras de restauro e conservação, assim como de melhorias em suas instalações elétricas e hidro sanitárias. O museu também precisa ser modernizado com a readequação dos ambientes expositivos.

A Casa de Fundição é uma das mais antigas de todo o Brasil. Foi construída em 1653, em alvenaria de pedra e cal e, até hoje, mantém suas características originais. Como Casa de Fundição, recebia todo ouro extraído na região alta do rio Ribeira de Iguape, para sua purificação e transformação em barras cunhadas e identificadas como ouro quintado, ou seja, com o tributo do quinto já deduzido.

Tempos depois foi transformada em Casa de Câmara e Cadeia da cidade e desde os anos de 1960 abriga o Museu Municipal de Iguape. Está localizada no perímetro tombado pelo IPHAN, com inscrição no Livro de Tombo Histórico e no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s