O geógrafo e pesquisador de história regional Henrique Natividade, acompanhado de sua esposa Eugênia Flavian, esteve visitando a Casa do Patrimônio Vale do Ribeira. Na ocasião, ele doou um exemplar de sua obra “Peruíbe Documental : Resgatando Histórias”, baseada em recortes e páginas de jornais antigos da região para o acervo da Casa.
Durante alguns anos esteve o autor debruçado sobre a tarefa de desvendar a história nunca antes contada da cidade de Peruíbe, cujas origens confundem-se com a de Itanhaém. Para esse trabalho vasculhou velhos jornais, documentos, arquivos digitais, citações em obras de referência, documentos cartoriais, publicações dos Diários Oficiais – enfim, uma vasta coletânea de raras informações, com o fim de estabelecer uma cronologia histórica fidedigna e confiável. Deste trabalho pioneiro resultou Peruíbe Documental – Resgatando histórias, uma nova e surpreendente visão de um passado até então praticamente desconhecido e que poucos vestígios deixou.
Henrique Natividade é paulistano de nascimento, geógrafo, pesquisador da história regional, membro fundador da Academia Peruibense de Letras, ganhador de vários prêmios literários de contos e poesia, tendo publicado seus trabalhos em antologias e jornais locais.
Amigos da Casa do Patrimônio de Iguape,
Foi com prazer que visitamos o trabalho desenvolvido pelo IPHAN em Iguape e lá fomos muito bem recebidos. Num país como o Brasil que, via de regra, desdenha de sua história e que pouco se importa com seu valioso patrimônio histórico, é uma benção saber de gente que corre atrás de nosso passado e luta pra preservá-lo. Iguape está de parabéns em restaurar seus monumentos arquitetônicos e oxalá recupere para as novas gerações todo um valioso tesouro que ainda está oculto. Um grande abraço a todos.
Henrique Natividade
CurtirCurtir