Deu na Gazeta Caiçara : Iguape >Primeiro Núcleo da Colonização Japonesa no Brasil : parte 4

pinga-que-foi-produzida-no-Por Rafael Peroni

Chegamos a última reportagem especial sobre os 100 anos da Colonização Japonesa no Brasil. Nas edições anteriores, contamos o surgimento da primeira colônia de japoneses (Katsura) em terras brasileiras, localizada no bairro do Jipovura, em Iguape; o rápido e animador desenvolvimento dos colonos; assim como o rápido declínio muito em virtude da Segunda Guerra Mundial e também da implantação de rodovias nos entornos de Iguape.

Nesta reportagem iremos falar sobre a decadência da Colônia, principalmente após os anos 60, quando a grande parte dos colonos deixaram o Jipovura para tentar a sorte em outras regiões do Vale do Ribeira e do Brasil.

“FUGA” PARA OUTRAS REGIÕES

Em 1968, 30 anos após o início da Segunda Guerra Mundial, na Colônia Katsura, que no seu auge chegou a abrigar centenas de pessoas, e mais de 35 famílias, moravam apenas nove famílias. Uma das poucas famílias que permaneceram no local foi a Yanaguisawa e a Tadano. O núcleo “Registro” e o interior de São Paulo e do Paraná foram um dos locais mais procurados pelos colonos que “abandonaram” o Jipovura.

Atualmente das famílias que chegaram à Iguape para se estabelecer no Jipovura, nove delas possuem descentes e membros que vivenciaram o dia-a-dia da Colônia. São elas: Yanaguisawa, Nakamura, Tadano, Nishidate, Ono, dentre outras.

JIPOVURA ATUALMENTE

Hoje em dia encontram-se apenas as ruinas do que um dia foi um dos principais bairros de Iguape.  O Rio Ribeira de Iguape assoreou e as grandes embarcações que por ali passavam deram lugar a pequenos barcos. Várias casas foram carregadas pelas águas do Ribeira.

TÍTULO DE BERÇO DA COLONIZAÇÃO JAPONESA

Em 2008, ano das comemorações do centenário da imigração japonesa para o Brasil, o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou, no dia 11 de janeiro, a lei 11.642/2008, de autoria do deputado Arnaldo Madeira, a qual concedia a Iguape o título de “berço da colonização japonesa no Brasil”.

Quem deu início ao processo de pedido de reconhecimento foi a comunidade Nikkei de Registro, porém após pesquisas foi  visto que Registro teve um papel fundamental na colonização japonesa , porém o título de “Berço” pertencia a Iguape. A cidade de Registro foi contemplada com o título de “Marco da Colonização Japonesa”.

COMEMORAÇÕES DO CENTENÁRIO

No sábado (9), a comunidade japonesa, por meio da Associação Nipo Brasileira de Iguape, a partir das 10h, irá realizar uma série de atividades em comemoração aos 100 anos da Colonização Japonesa no Brasil. Durante todo o dia grupos japoneses se apresentarão na “Baixada”, próximo a Concha Acústica. Será realizada também o lançamento do projeto da Praça em homenagem ao Centenário. Júlio Abe, apresentará o museu de rua e fará um breve relato sobre a Colônia Katsura.

celular-mar+ºo-2013-339

Leia também >

Deu na Gazeta Caiçara : Iguape, primeiro núcleo de colonização japonesa no Brasil > parte l

Deu na Gazeta Caiçara : Iguape, primeiro núcleo de colonização japonesa no Brasil > parte 2

Deu na Gazeta Caiçara : Iguape, primeiro núcleo de colonização japonesa no Brasil > parte 3

Anúncios

3 pensamentos sobre “Deu na Gazeta Caiçara : Iguape >Primeiro Núcleo da Colonização Japonesa no Brasil : parte 4

  1. Pingback: Deu na Gazeta Caiçara : Iguape, primeiro núcleo de colonização japonesa no Brasil > parte 3 | Casa do Patrimônio Vale do Ribeira

  2. Pingback: Deu na Gazeta Caiçara : Iguape, primeiro núcleo de colonização japonesa no Brasil > parte 2 | Casa do Patrimônio Vale do Ribeira

  3. Pingback: Deu na Gazeta Caiçara : Iguape, primeiro núcleo de colonização japonesa no Brasil | Casa do Patrimônio Vale do Ribeira

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s